HOME > Germina.Cciones... Brasil > Belo Horizonte 2014
altPortada BRASIL
  pesquisar no site |   mapa do site

Belo Horizonte 2014

Diálogos acerca da criação musical
Encontro com o compositor Luca Belcastro

altPROGRAMAÇÃO em pdf

Aberto a músicos e artistas de qualquer área de atuação, promoveremos um espaço para o encontro, o diálogo e o compartilhar de visões, pensamentos e ações acerca da criação desde a perspectiva do seu contexto social, geográfico e imaginário. Nascido em Como (Itália), Luca Belcastro é compositor e fundador da plataforma cultural "Germina.Cciones... - primaveras latino-americanas", que desde 2007 realizou centenas de atividades, entre cursos, oficinas e seminários em dez países latino-americanos. O objetivo dessa plataforma é contribuir para a abertura de novos espaços de formação e encontro, promovendo a coparticipação no processo criativo. (www.germinaciones.org)

PROGRAMAÇÃO:

14 DE ABRIL (SEGUNDA-FEIRA)
19h: Conferência e bate-papo com Luca Belcastro
- Músicas e contextos: Trajetórias latino-americanas
- Apresentação da plataforma "Germina.Cciones..."
- Da poética e as imagens à técnica: O ato criativo / Os jardins / O concerto, a fruição artística e a audição / O processo criativo

15 DE ABRIL (TERÇA-FEIRA)
14h às 18h - Seminário com Luca Belcastro
Diálogo a partir dos trabalhos, partituras e noções estéticas dos participantes. Discussão de ideias e suas representações técnicas dentro do processo criativo. Reflexão sobre algumas das múltiplas realidades e problemáticas musicais da criação na América Latina. [Aberto a criadores, intérpretes e "performers" de qualquer área artística].
Inscrições: confirme sua presença enviando seu nome e área de atuação para: inscricaodialogos@gmail.com / Mais informações: (31) 8812-7758

19h: CineSíncope: exibição comentada do filme "Matéria de Composição"
(Minas Gerais, 2013, 82 min, dir. Pedro Aspahan)

Sinopse: Documentário sobre o processo de criação da composição musical contempoânea na relação com o cinema. Entregamos um mesmo vídeo ensaio a três compositores: Guilherme Antônio Ferreira, Teodomiro Goulart e Oiliam Lanna, e encomendamos deles uma peça musical que dialogasse com o vídeo. Dois anos depois, após acompanhar todo o processo, da composição aos ensaios, concerto, gravação e mixagem das músicas, chegamos a este filme.

[TODOS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS]

LOCAL: Sala Sergio Magnani - Fundação de Educação Artística
Rua Gonçalves Dias, 320 - Funcionários - Belo Horizonte (MG)
Tel. (31) 3226-6866

Realização: Fundação de Educação Artística / Germina.Cciones...
Organização: Francisco Cesar e Marcos Braccini