HOME > Atividades > Semillas de Germina.Cciones... > Seminário Belcastro
  pesquisar no site |   mapa do site

SEMILLAS / Seminário Belcastro


APRESENTAÇÃO PRÓXIMAS ATIVIDADES ATIVIDADES REALIZADAS SEMINÁRIO BELCASTRO

  en castellano        EM PORTUGUÊS

proposta em pdf

Diálogos acerca da criação musical
Seminário do compositor Luca Belcastro


Denominação: Diálogos acerca da criação musical
Nome do ministrante: Luca Belcastro
Campo de conhecimento: composição musical
Horas: 8 a 12 horas
Días: 2 a 3 días

Apresentação
Diálogos acerca da criação musical é um espaço para o encontro, o diálogo e o compartilhar de visões, pensamentos e ações acerca da criação musical e o universo infinito que nela habita.
A din?ica do seminário se estrutura sobre os eixos temáticos principais expostos e desenvolvidos pelo compositor: Músicas e contextos - Trajetórias Latino-americanas, e Da poética e as imagens à técnica. A partir desses eixos busca-se dialogar com as ideias, experiências, processos criativos e propostas sonoro-musicais dos participantes.

Objetivos gerais
Ao finalizar o seminário os participantes terão abordado a ideia da criação musical desde a perspectiva do seu contexto social, geográfico e imaginário, assim como desde a reflexão crítica sobre a mesma.

Objetivos específicos
- Refletir sobre algumas das múltiplas realidades e problemáticas musicais da criação na América Latina.
- Discutir ideias e sua representação técnica dentro do processo criativo.
- Dialogar a partir dos trabalhos, partituras e noções estéticas dos participantes.


PROGRAMA

  Músicas e contextos: Trajetórias latino-americanas

  Da poética e as imagens à técnica:
- O ato criativo
- Os jardins
- O concerto, a fruição artística e a audição
- O processo criativo

  Diálogos: discussão e reflexão sobre as partituras dos participantes. Diálogos acerca de suas ideias estéticas e técnicas.


Bibliografia

Belcastro, Luca 2010. Sacbeob - Escritos Latinoamericanos. Moretti&Vitali.
Belcastro, Luca 2011. Diario Sudamericano - Viaje entre ritos, música y naturaleza. Moretti&Vitali.


Luca Belcastro nasceu em Como - Itália (18 de setembro de 1964). Se formou em violão clássico no Conservatório de Música G. Verdi de Milão e em composição, com qualificação máxima, no Conservatório de Música G. Nicolini de Piacenza. Estudou com Giuseppe Colardo, Sonia Bo e Azio Corghi, quem o orientou em cursos de especialização em composição na Accademia Goffredo Petrassi de Parma e na Accademia di Santa Cecilia de Roma, onde se graduou com qualificação máxima, recebendo o "Premio SIAE".

Suas composições para orquestra foram premiadas nos concursos internacionais "Ciutat de Tarragona" (Es.) 2002 (I Premio), "Valentino Bucchi" - Roma 1996 (I Premio), "2 Agosto" - Bologna 1997 (II Premio), "Concours Européen du Jeune Compositeur" - Strasbourg (Fr.) 1998 ("Troisième Grand Prix"), "Concours de l'Orchestre des Jeune de la Méditerranée" - Marseille (Fr.) 2000 (menção honrosa), "Gino Contilli" - Messina 1995 (menção honrosa), e têm sido executadas pela Moscow Symphony Orchestra, Orchestra of Colours de Atenas, OSER Toscanini de Parma, Orchestra Sinfonica Abruzzese, Milano-Classica e Orquestra Simfònica de Barcelona i Nacional de Catalunya.

Sua ópera "1896 - Pheidippides... corri ancora!" foi premiada no "Dimitris Mitroupoulos - World Opera Project" - Atenas (GR) 2001.

Com composições de câmara ganhou o primeiro prêmio nos concursos internacionais "Edvard Grieg" - Oslo (Nor.) 2002, "Biennale Neue Musik" - Hannover (Al.) 2001 (com obra interpretada pelo Hilliard Ensemble), "ICOMS" - Torino 1999 e 2001, "Ciutat d'Alcoi" (Es.) 1999, "Sommerliche Musiktage Hitzacker" Hitzacker (Al.) 1999 (Publikum Preis), "New Music for Sligo" - Sligo (Irl.) 1998.

Suas partituras têm sido selecionadas, a partir de concursos internacionais, nos festivais "ISCM-World Music Days" - Hong Kong 2002 e Romênia 1999, "International Youth Music Forum" - Kiev (Ucr.) 2001, "MusicaNova" e "ppIANISSIMO" - Sofia (Bul.) 2000, "Sinfonischer Sommer" - Riedenburg (Al.) 2000, "May in Miami" (Florida International University) e "June in Buffalo" (State University of New York) - USA 1993, e executadas em importantes sedes musicais (Festival de Mùsiques Contemporànies no Auditori de Barcellona, Festival de Alicante, Royal Festival Hall de Londres, The Athens Concert Hall, etc.).

Também foi premiado em outros numeroso concursos de composição internacionais e nacionais na Itália ("Poesie in Musica" - Cesenatico, "Città di Barletta", "Città di Udine", "Città di Pavia", "Lucus" - Potenza, "Settimane Incontri - Di Nuovo Musica" - Reggio Emilia, "Angelo-Comneno" - Roma, "E. Porrino" - Cagliari, "Franco Evangelisti" - Roma) e em outros países ("L. Kubik" - Florida, "IBLA Grand Prize" - New York, "VII Biennale dei Giovani artisti dell'Europa mediterranea" - Lisbon, "Deuxième Journées de la Jeune Musique" - Marseille).

Suas composições têm sido executadas em importantes festivais na Itália (Settembre Musica de Torino, Milano Musica, Nuova Consonanza de Roma, etc.), na Europa (Portugal, Espanha, Irlanda, Inglaterra, Alemanha, Romênia, França, Bulgária, Grécia, Finlândia, Noruega, Rússia, Macedônia, Holanda, Eslovênia, Suíça, áustria) e nos EUA, China, Japão, Coréia do Sul e Armênia, tendo sido gravadas e difundidas por diversas emissoras de rádio e televisão.


Luca é criador e fundador da plataforma cultural "Germina.Cciones... - primaveras latino-americanas", que desde 2007 realizou mais de 100 atividades, entre cursos, oficinas e seminários em doze países latino-americanos. O objetivo dessa plataforma é contribuir na abertura de novos espaços de formação e encontro, promovendo a coparticipação no processo criativo.
Essas atividades, nas quais participaram milhares de artistas, permitiram a criação de dezenas de cursos e a execução de mais de 300 novas obras de música contemporânea em mais de 60 concertos, todas de jovens compositores latino-americanos.
Nos cursos ministrados, batizados com nomes de flores nativas dos países em que são realizados, Luca elabora uma proposta inovadora que não se baseia na imposição de uma visão técnica e composicional específica, mas convida a cada compositor participante a contribuir com suas experiências e desenvolver sua própria linguagem.
Juntamente com os profissionais que se somaram durante esses anos, favoreceu assim o intercâmbio, a criação, a execução, a vinculação entre pessoas e instituições, e realizou tudo isso de forma desinteressada e com atividades gratuitas.

Durante essa experiência a editora italiana Moretti&Vitali publicou três livros de sua autoria: "Sacbeob - Escritos latinoamericanos", "Diario sudamericano - Viaje entre ritos, música y naturaleza" e "Abel Soledad".

proposta em pdf