en castellano        EM PORTUGUÊS      alt  in italiano      alt  in english

APRESENTAÇÃO

apresentação em pdf

LER TEXTOS SOBRE GERMINA.CCIONES...


PLATAFORMA CULTURAL INTERNACIONAL
Germina.Cciones... - primaveras latino-americanas


"Com um ato criativo compartilhado e coletivo muda-se o mundo"
(Luca Belcastro)


A Plataforma Cultural Internacional Germina.Cciones... - primaveras latino-americanas, criada em 2007 por Luca Belcastro integra uma equipe heterogênea de pessoas, constituída por criadores, artistas e pessoas afins à cultura e ciências sociais.

O nome, em espanhol, nasce da união de duas palavras:
- "germinación" (germinação), como algo que nasce, se relaciona com um terreno fértil e com a grande energia vital que se produz neste momento, e que destaca a importância da natureza e do respeito a ela e ao ambiente onde vivemos.
- "acciones" (ações), como as que são necessárias para que as atividades humanas possam nascer, transformar o seu potencial e seguir vivendo; palavra que sublinha o compromisso e a responsabilidade indispensáveis.
Por fim "primaveras latino-americanas", denominação que não pretende sublinhar e alimentar qualquer ideia e etiqueta parcial, que possa excluir a diversidade e o seu extremo valor. É "latino-americana": com este nome se destaca o lugar físico onde se desenvolvem as ideias que sustentam a plataforma, a qual, relacionando-se com o ambiente energético deste continente, busca apresentar uma perspectiva possível e favorecer um contato sincero e equilibrado entre posições distintas. Sendo assim, convida à colaboração de todos, sem distinções de extratos sociais e culturais, nem de raça, nacionalidade ou procedência geográfica.

A organização elabora uma proposta inovadora de colaboração que convida cada participante a contribuir com suas experiências e desenvolver sua própria linguagem. Assim, favorece o intercâmbio, a criação, a comunicação, a vinculação entre pessoas e instituições. A proposta de Germina.Cciones... se afasta das ideias de imposição de uma visão técnica e estética específica, orientando-se para um trabalho colaborativo. Tudo isso é realizado com atividades livres e gratuitas, com chamadas abertas para todos, caminho pelo qual se busca evitar individualismos.

Para que o trabalho realizado por Germina.Cciones... seja efetivo, os requisitos fundamentais são a participação, o compromisso e a responsabilidade dos participantes em todos os níveis de atuação, para consigo e para com os demais.

As ações de Germina.Cciones... visam valorizar:
- a diversidade cultural, a imaginação e a criatividade humana
- as expressões artísticas em todas suas formas e manifestações
- a natureza e o meio ambiente
- as crianças e jovens em seu direito de conhecer novas possibilidades.


Finalidades e objetivos gerais
Germina.Cciones... é uma organização sem fins lucrativos. Tem por finalidade estimular e fomentar a criatividade em todos os seus aspectos.

Os objetivos gerais são:
- Propiciar a reflexão sobre o ato criativo compartilhado e colaborativo como instância e processo de formação de consciência, autoconhecimento, transformação e liberdade.
- Promover o respeito, a escuta recíproca, a participação, a reciprocidade, a colaboração, o compromisso e a responsabilidade como valores fundamentais que favoreçam o desenvolvimento virtuoso da atividade criativa artística.
- Abrir e manter espaços de diálogo, formação e encontro em redor da criação artística atual.
- Criar circuitos reais e virtuais de aproximação, comunicação, vinculação e difusão entre os diversos ambientes artístico-culturais próprios da América Latina a um nível nacional e internacional.
- Favorecer a criação de novas obras interdisciplinares, novas composições e a formação de novos grupos musicais, estimulando-os a interpretar música atual.
- Disponibilizar elementos de apreciação, análise e técnicas artísticas, composicionais e instrumentais da criação artística atual.
- Gerar fontes de trabalho para artistas profissionais associados à plataforma Germina.Cciones...

Âmbitos de ação
Germina.Cciones... realiza as suas atividades nos seguintes âmbitos de ação: educação, cultura, capacitação.

Ações
Para conseguir atingir os seus objetivos principais Germina.Cciones... propõe-se a:
- Realizar encontros, cursos, oficinas, seminários, concertos, espetáculos multidisciplinares e eventos culturais.
- Outorgar atenção profissional especializada e assessorias.
- Editar, imprimir, distribuir folhetos e brochuras, boletins, revistas, periódicos e livros.
- Produzir material audiovisual, multimédia e para transmissões de rádio e televisão.
- Criar e utilizar meios de comunicação tais como rádios, fóruns e websites.
- Associar-se de forma provisória ou permanente com outras instituições nacionais e internacionais que possuam objetivos similares.
- Colaborar com instituições públicas e privadas em questões que sejam de comum interesse.

apresentação em pdf

VIDEO

... todo se hizo delirio, germinación y canto


Da La Chascona, a casa de Santiago de Chile de Pablo Neruda, o compositor Luca Belcastro fala de Germina.Cciones... - primaveras latinoamericanas
(em espanhol).